E se você pudesse virar uma árvore depois de morto? Acredite, é possível!
Projeto italiano quer transformar cadáveres em “partes” de uma árvore. Achou bizarro? Entenda:
A morte é algo que não podemos escapar. Os designer italianos italianos Anna Citelli e Raoul Bretzel, pensando em um modo sustentável de preservar o meio ambiente e de certa forma deixa um legado após a morte criaram o projeto chamado “The Capsula Mundi”.
O projeto é o seguinte: depois que a pessoa morrer, seu corpo é colocado em posição fetal numa espécie de “cápsula orgânica” feita de amido plástico e essa cápsula é enterrada no chão. Sob essa cápsula é plantada uma muda de arvore ou semente que vai se alimentar da matéria orgânica (você) e se desenvolver.
A ideia é transformar os cemitérios tradicionais nas chamadas “Florestas de Memórias”, criando um caminho ecologicamente sustentável. No lugar de derrubar uma árvore para fazer um caixão, você seria a árvore. Você pode escolher qual árvore será na posteridade.
De acordo com o site do projeto, “Parentes e amigos podem cuidar das árvores após a morte do indivíduo e podem acompanhar o seu crescimento. O cemitério irá assumir um novo visual, não mais a arquitetura de sobreposição espacial máxima. Será um local com diferentes espécies de árvores e formará uma floresta. Um novo local dedicado ao culto dos antepassados: um bosque sagrado”.
O projeto ainda não foi colocado em prática devido às leis italianas relacionadas ao enterro. Os artistas italianos estão lutando para que haja uma alteração na lei para que eles possam iniciar o projeto. Confira abaixo as fotos do projeto Capsula Mundi:
Eu achei a ideia bem bacana e ecológica além de ser algo que nos trará lembranças dos que partiram q tanto amávamos e como foi reportado na reportagem acima poderemos cuidar da árvore o que torna o cultivo, as etapas e crescimento algo mais bacana e sentimental ! Eu quero me tornar uma arvore e você ? se tornaria ? tem algum preconceito ou oposição á isto ? escreve pra gente e fale sua opinião, beijão !
Nenhum comentário:
Postar um comentário